quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Bases Biblicas para o Ministério Pastoral

Ao ler as Escrituras Sagradas encontramos várias histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela soberania e ação de Deus. A bíblia relata o encontro do ser humano caído, destituído da glória de Deus (Rm 3:23), mas ao encontrar-se com Ele tem a sua vida totalmente transformada, onde outrora habitava o pecado, ou seja, as obras da carne conforme Gl 5:19-21 agora superabundou a graça de Deus conforme Rm 5:20 e portanto esta pessoa manifesta as obras do Espírito conforme Gl 5:22-23. Dentre vários personagens bíblicos quero destacar Moisés e Ester, vejamos o primeiro: A narrativa do Ministério Pastoral de Moisés começa de maneira sobrenatural com a visão da sarça ardente (Ex 3:1-6), assim entendo que o pastor precisa ter uma experiência pessoal com o sobrenatural de Deus, Moisés experimentou o transcendental. Ele como escolhido do Senhor assume o papel de libertar o povo da escravidão do Egito e conduzi-los para a Terra prometida (Ex 3:7-13), isto faz parte do ministério pastoral de libertar o povo, nos nossos dias libertar o povo da escravidão do pecado, das filosofias humanistas e conduzir o povo até Cristo que é a nossa terra que mana leite e mel. No caminho do deserto Moisés recebe os dez mandamentos (Ex 20:1-17) e estabelece os estatutos e instrui o povo para pudesse seguir e servir a Deus. O ministério pastoral requer muita dedicação ao ensino das Escrituras como fez Moisés, para que o povo possa servir a Deus de maneira correta. Moisés tornou-se um grande intercessor do povo, em Nm 14 o povo entra em murmuração e deseja até mesmo apedrejá-lo e ele carregado de misericórdia intercede para que Deus não castigue estes. No ministério pastoral precisamos aprender a interceder até por ovelhas que querem nos apedrejar.
No caso de Ester podemos perceber a maneira maravilhosa como age na infinita sabedoria divina e suas estratégias para libertar um povo. Deus escolhe uma jovem judia órfã de nome Hadassa que posteriormente será chamada de Ester. Esta jovem por soberania divina assume o posto de Rainha cujo proposito já estava no coração de Deus, então diante da situação de decreto de morte do povo judeu Mordecai diz a ela sobre sua responsabilidade de livrar o povo em Et4:14. Aqui aprendemos que Deus quando nos coloca em uma posição no caso ministério pastoral é para cumprir um propósito. Ester foi uma mulher obediente ao chamado, ela assumiu seu papel e fez debaixo de muita oração e jejum. Um ministério pastoral precisa ser como Ester, caminhar pela obediência, ou seja, diante das pressões internas e externas, não negociar princípios e manter-se obediente a aquele que nos chamou.

Autor : Pastor Marcelo - Igreja Do Avivamento Pleno de Ibirarema

Nenhum comentário:

Postar um comentário