quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Qual a relevância de uma “teologia da cruz” para a igreja brasileira de hoje?

(1) Tendo como referências as leituras indicadas, qual a relevância de uma “teologia da cruz” para a igreja brasileira de hoje?
Queremos trabalhar a pergunta elaborada para a exposição da leitura indicada, entendemos que a frase chave da pergunta é “qual a relevância” de uma teologia da cruz para a igreja brasileira de hoje. A partir deste pressuposto, queremos fazer uma hermenêutica da leitura indicada, compreendendo que é extremamente relevante a teologia da cruz hoje, pois sobre os aspectos da teologia da cruz para os nossos dias são muitos, pois a igreja tem a cada dia distanciado da cruz.
A teologia da cruz traz em seu bojo a reconciliação entre Deus e o homem. A reconciliação fala da relação de Deus com o homem, pois o homem pecou e ficou destituído da glória de Deus, nesta perspectiva a teologia da cruz fala de arrependimento para reconectar-se. Contudo o que podemos constatar na igreja evangélica brasileira nos dias atuais é que esta mensagem não é pregada na proporção e na intensidade que deveria ser. Ao analisarmos a história neotestamentária podemos ler em Mateus 3:1-10 que João Batista pregava na beira do rio Jordão o arrependimento, a primeira mensagem de Jesus no evangelho de Mateus é arrependei-vos porque é chegado o reino de Deus (Mateus 4:17), a igreja primitiva no primeiro sermão de Pedro foi arrependimento. A primeira grande conversão de cristãos com Pedro foi por meio da mensagem de arrependimento (Atos 2:38), Pedro não pregou prosperidade, vitória pessoal, financeira para ganhar fieis para a igreja, mas foi arrependimento. Hoje a teologia de evangelização é da vitória, de conquista e não da cruz. Hoje a igreja evangélica concentra-se em vem para Jesus e você prosperara, enquanto Jesus dizia larga tudo vem e me segue (Mateus 10:38, Mateus 19:21).
A teologia da cruz é voz profética de denuncia. Hoje as igrejas evangélicas não tem voz profética para denunciar o pecado como faziam os profetas do antigo testamento que denunciavam o pecado dos governantes, dos sacerdotes e do povo. A cruz denuncia o pecado, as mazelas, a cruz expõe a nudez da alma do ser humano para que ele possa mudar e se converter dos seus maus caminhos. Hoje pastores não pregarem sobre o pecado e arrependimento por não dar ibope, como cita Jonh stott em seu livro: “A própria palavra "pecado", em anos recentes, desapareceu do vocabulário da maioria das pessoas”.
A Teologia da Cruz deveria ser o útero da igreja. O útero é o lugar que gera, que forma vida, assim, portanto, o útero de muitas igrejas brasileiras é a teologia da vitória, da conquista, da realização pessoal, formando uma geração de cristãos que estão buscando o ter, e esquecendo-se do que o ser é mais importante do que ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário