terça-feira, 4 de setembro de 2012

DESFRUTAR DA BENÇÃO DA MULTIPLICAÇÃO



DESFRUTAR DA BENÇÃO DA MULTIPLICAÇÃO
TEXTOS BASE: Dt 8:17-18 “Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. 18 Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.”
Jo 6.1-13 Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, que é o de Tiberíades. E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos. E a páscoa, a festa dos judeus, estava próxima. Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer. Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco. E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles  queriam. E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. Recolheram-nos, pois, e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.

O nosso Deus é Deus de obra completa! Nesse texto de João, vemos que Jesus Cristo já havia curado ministrado, ensinado e que agora, já estando tarde, ele bem poderia dispensar a multidão. Entretanto, a obra do Senhor é completa e Jesus não os despediria sem antes alimentá-los. Os discípulos nada poderiam fazer, e estavam mais do que conscientes disso. Mas ali, com eles estava o Senhor Jesus, poderoso para trazer a multiplicação.

O QUE TENTA NOS IMPEDIR DE DESFRUTARMOS DA BENÇÃO DA MULTIPLICAÇÃO?


1º LUGARA LÓGICA LIMITADA DA MENTE CARNAL  
Jo 6.7 - Respondeu-lhe Felipe: Duzentos denários de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pouco.
Jesus havia perguntado a Felipe “onde comprariam pão”, se bem que o texto ainda nos fala que Ele sabia o que estava para fazer. A pequenez da mente de Felipe aponta para o problema – eles não tinham dinheiro. A mente carnal limita a bênção da multiplicação, pois ela não sabe como lidar com o milagre.

2º LUGAR – NEGLIGENCIAR O QUERER DE DEUS
Jo 6:9 - Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos.”
Agindo Deus quem impedirá? Quando Deus quer não importa de onde ou como virá, pois Deus realiza o querer e o efetuar. Aquela pequena quantidade de pães e peixes nas mãos do menino ou de André, realmente era pouco. Mas nas mãos do Senhor Jesus, era a matéria prima do milagre.

3º LUGAR – A INQUIETAÇÃO
Jo 6:10 -Disse Jesus: Fazei ASSENTAR-SE o povo. Ora, naquele lugar havia muita relva. Assentaram-se aí, pois, os homens em número de quase cinco mil.

O tempo estava passando e as pessoas estavam inquietas. A insegurança de voltar tarde para casa já deveria estar levando muitos a se apressarem para se retirar. Por isso Jesus manda o povo se assentar, para que pudessem viver a benção da multiplicação. Inquietação não combina com multiplicação.


PARA VIVERMOS A BENÇÃO DA MULTIPLICAÇÃO É PRECISO:
1º - NÃO SE DEIXAR DOMINAR PELA SITUAÇÃO
Os discípulos não conseguiam enxergar o que Jesus estava para fazer, pois eles próprios estavam dominados pela situação e pelo problema. Saiba que Deus é maior que o teu problema, e assim esteja já habilitado para viver a multiplicação.

2º - APRENDER A CONFIAR
Coloque o teu melhor nas mãos do Senhor. Isso é confiar. E é aí que a multiplicação vem. Abraão somente viveu a benção da multiplicação, quando ele colocou Isaque nas mãos do Senhor, no Monte Moriá. O rapaz viveu o milagre porque colocou seus pães e peixes nas mãos de Jesus. Ainda que, por um momento, você fique sem, confie! A multiplicação virá!

3º - DESCANSAR PLENAMENTE NO SENHOR
O rapaz entrega seus pães e peixes nas mãos do Senhor Jesus e por um momento fica sem nada. Mas imediatamente, Jesus manda que todos se assentassem inclusive o jovenzinho da entrega. Ali, havia uma mensagem implícita: pode descansar, porque a multiplicação está a caminho. Quantas pessoas que foram embora daquele lugar, por conta de suas preocupações e deixaram de vivenciar o milagre!