segunda-feira, 28 de maio de 2012

VITÓRIA É SEU DESTINO! (PARTE 2)


VITÓRIA É SEU DESTINO! (PARTE 2)

3. O poder de Deus está liberado sobre nós - Juízes 13: 24-25.

Sansão teve da parte de Deus um poder especial para enfrentar seus inimigos e viver de forma prospera. Veja alguns exemplos da atuação do poder de Deus através da vida dele: rasgou um leão ao meio para se defender e defender seu pai e mãe, Juízes 13: 5-6; matou mil numa guerra com um osso de jumento, Juízes 15: 14-16. Uma unção poderosa do Espírito Santo estará sempre à disposição daqueles que se ocuparem em estar na presença do Senhor e viverem dentro de seus propósitos, João 15: 7.

A vitória do Senhor é o seu e o meu destino, independente das circunstancias e limitações humanas que temos. Isso porque o poder Deus opera onde a fraqueza humana nos impede de alcançar os sonhos de Deus.

Paulo afirmou que, em Cristo, podemos todas as coisas, Fp 4: 13. Isto revela a vontade divina em disponibilizar toda a condição para sermos mais que vencedores. Creia você se tornará um vencedor à medida que entregar sua vida para Jesus e fazer toda a Sua vontade. O milagre é uma conseqüência de nossa fé em Deus e de sua generosidade em nos assistir com seu poder maravilhoso, suprindo nossas necessidades e também nos capacitando para a realização da sua obra. Leia Atos 1: 8.

4. Liberte-se dos bloqueadores da unção de vitória e milagres – Juízes 14: 1-2; 16: 4.

Muitos dos incidentes da vida de Sansão giraram em torno de suas relações com mulheres. Mesmo que tivesse um físico forte, seu poder moral e seu domínio próprio eram fracos. Seus relacionamentos, quando em idade jovem, com os idólatras haviam quebrado a fortaleza de sua alma. Veja as fragilidades de Sansão! E cuide-se...

a. Impureza Sexual - Juízes 16: 1. O principal defeito de Sansão não era tanto sua tolice e sim suas paixões sex­uais. A moral do relato está na ruína e na vergonha que causou esta tendência, e na forma em que, pouco a pouco, o levou a perder o milagroso dom divino de sua força sobrenatural. Três vezes havia provado sua enorme força. Na quarta ocasião demonstrou sua imensa insensatez.

Deus havia proposto dar a Sansão um nobre destino, mas sua debilidade em dar o primeiro lugar às paixões sexuais, em seus pensamentos, fez com que perdesse o melhor do plano divino para sua vida. E, finalmente, o levou a um fim vitorioso, mas já era tarde demais, pois ele já estava cego e debilitado. E, por isso, desejou morrer, o que na verdade foi permitido por Deus. Ele não soube lidar com as fraquezas óbvias de seu caráter, já que era conhecido por dormir com prostitutas. Seu fracasso, ao não controlar a luxúria, o arrastou para a sua degradação com Dalila.

b. Mau uso dos dons espirituais - Juízes 15: 1-8. Quem aspira servir ao Senhor deve levar em conta que os dons outorgados por Deus não lhes libera de suas responsabilidades. Sansão usou a força que tinha para fins pessoais e não deu atenção para as revelações do Senhor, quando caminhava para o pecado. Em uma aposta para decifrar um enigma, simplesmente por uma causa tola, mata com suas próprias mãos 30 filisteus, Juízes 14: 19. Este é um exemplo de que Sansão utilizou de forma errada o dom que recebeu de Deus.

c. Repetição do pecado. Muitas vezes, Sansão havia violado seus votos de nazireu tomando vinho e contaminando-se de outros modos. Porém, apesar de tudo, por ter conservado o cabelo comprido, demonstrava que tinha algum interesse em manter sua consagração ao serviço de Deus. Ele repetiu o pecado da luxúria muitas vezes e com várias mulheres e também se embebedou com bebida forte em diversas ocasiões.

d. Falta de comunhão pessoal - Juízes 16: 28. Esta é a segunda vez que o autor de Juízes menciona que Sansão orou. Não significa necessariamente que estas foram as únicas vezes que fez isso. Porém, se tivesse cultivado o hábito de orar, poderia ter evitado esta vergonha e humilhação. Também sua vida teria cumprido o grande destino que Deus tinha reservado para ele. É bom clamar a Deus nos dias de aflição, mas é uma lástima que tantas pessoas se esqueçam d’Ele durante o restante de seus dias.

MINISTRAÇÃO FINAL

Fisicamente, Sansão foi o homem mais forte da Terra. Porém, em relação ao domínio próprio, integridade e firmeza, foi um dos mais fracos. Muitos consideram erroneamente que grandes paixões é o resultado de um caráter forte, mas o certo é que a pessoa que se deixa dominar por esse tipo de coisa é débil. A verdadeira grandeza de uma pessoa se mede pelo poder de dominar suas emoções e não por ser dominados por elas.

Sansão reconheceu que tinha sido uma loucura revelar seu segredo e permitir que cortasse o cabelo. Depois de ter perdido tudo, renovou sua consagração a Deus. Devido a esta resolução, Deus devolveu sua força. Assim, semelhantemente a Sansão, Deus não abandona você. Você pode renovar sua consagração a Deus, tomando a decisão de seguir a Jesus bem de perto.

Uma das coisas lindas do evangelho é que podemos recomeçar tudo de novo, basta nós entregarmos ao Senhor novamente e aceitar a força que Deus está nos oferecendo, Is 40: 31. Sansão venceu no último minuto. Nos últimos instantes de sua vida, ele retornou para os braços de Deus, porém isto é perigoso. Pense bem: e se ele não tivesse tido tempo? Sua hora é agora...

segunda-feira, 21 de maio de 2012

VITÓRIA É SEU DESTINO!


VITÓRIA É SEU DESTINO!
Sansão havia sido capturado e ferido por seus inimigos por causa de seus próprios erros. Apesar de ter sido escolhido por Deus para ser um vitorioso, por si só, resolveu desobedecer a Deus e ficou sem forças para encarar seus inimigos. Mas, no final, se arrependeu e recuperou suas forças sobrenaturais e derrotou seus inimigos, junto com seu maior símbolo de poder, que era o templo de seu deus Dagom, apesar de ter morrido junto com eles. Ao pedir a Deus que não o mantivesse vivo, coisa que poderia ter evitado, pediu ao Senhor que o permitisse morrer com seus inimigos.

Nesses dias escuros, os filisteus dominavam o povo de Israel, porque os israelitas fizeram coisas más diante dos olhos de Deus. Sansão foi escolhido por Deus para ser um homem poderoso e vitorioso. E foi o que aconteceu em sua vida, enquanto foi fiel a Deus. Apesar de suas falhas, no final, ele se arrependeu e terminou sua vida vencendo seus inimigos e os inimigos de seu povo. A historia deste guerreiro escolhido por Deus servirá de referencial para reconhecermos nosso potencial de vitória e contemplação de milagres. Veja porque você deve crer que vitória é o seu destino e como manter-se no caminho da vitória.

1. Somos nascidos para a vitória - Juízes 13: 5.

Sansão significa raio de sol (shimson). Esse nome simplesmente poderia ter descrito o gozo de seus pais quan­do nasceu a criança. O “sol da alegria” aqueceu e iluminou a casa com a sua chegada. Mas, não foi só isso, ele era a esperança de Manoá e sua esposa. Um filho que libertaria seu povo dos filisteus. Seu nascimento foi um milagre - Juízes 13: 3. Veja por quê:

a. Sua mãe não podia ter filhos, era estéril;

b. Deus operou um milagre para gerar aquele que seria a esperança de um povo derrotado e escravizado.

Sua educação foi religiosa e esmerada - Juízes 13: 7. Ele era nazireu desde o ventre de sua mãe - Juízes 13: 5. Ser nazireu significava nascer e viver debaixo de um propósito divino e gozar de prerrogativas dadas a profetas e apóstolos - Jeremias 1: 5; Gálatas 1: 15.

Cada um de nós recebe de Deus a oportunidade de nascer, não para viver à mercê da sorte, mas com o propósito de sermos mais que vencedores quando entregamos nossa vida a Jesus - Romanos 8: 37. Deus selou seu destino como um vencedor e agora, sua vitória diária e a unção de milagres, depende de sua fé e dependência de Deus.

2. A vida de vitória tem um preço - Juízes 13: 5.

Sansão fez um pacto como nazireu, pela lei dos levitas, de nunca cortar o cabelo e nem tomar vinho. Este era o seu sinal de devoção a Deus. Ele deveria observar três disciplinas básicas:

a. Não tomar e nem comer coisas fermentadas – Números 6: 1-8;

b. Não cortar seu cabelo, símbolo da separação (Santidade) e distinção de função;

c. Não ter contato com corpos mortos.

Estas eram claras indicações da separação do profano. Veja que, quem quer ser vitorioso ao lado de Deus e gozar seu maravilhoso poder, precisa estar disposto a renunciar aquilo que é considerado contraria a vontade divina, de acordo com as Escrituras Sagradas.

Se não houver uma separação clara na sua vida entre o santo e o profano, certamente você não terá vitórias constantes, ainda que freqüente a igreja ou vá a uma célula. Os milagres e a bênçãos de Deus estão atrelados a uma conduta adequada e de submissão ao Senhor.

Continua na próxima semana.....

quarta-feira, 9 de maio de 2012

As quatro faces da visão celular no modelo dos 12


As quatro faces da visãocelular  no modelo dos 12

Texto: Ez 1.10

Introdução: O ser humano para ser um vencedor é necessário ter visão, metas, propósito, atitude ou decisão e ação. Um visionário enxerga além do natural, além dos montes, sabe onde vai chegar. Porém é necessário possuir as quatro características comportamentais abaixo para um êxito completo, e alcançar as multidões.

1 – Face de leão – Ganhar – através de Jesus recebemos o poder que emana do seu nome.
– Recebemos poder para pisar serpentes e escorpiões – Lc 10.19, Mc 16.17
– É hora de liberar o leão que está retido em seu interior
– Todo poder foi dado ao Messias (Leão da Tribo de Judá), que habita em nós
– Deus nos deu autoridade de governo. Esta autoridade é inerente a todos os que receberam a Jesus e foram feitos filhos de Deus. Gn 1.28

2 – Face de um boi – consolidar - “..., quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva” Mt 20.26
– Pela força de um boi temos o crescimento
– Força e determinação para trabalhar e servir
– Fala de colocar a igreja para trabalhar
– Me lembra que fui chamado para servir
– O servo não procura posição ou status, não busca nenhuma glória, cumpre o seu propósito – servir
– Sou Obediente - se sou obediente ao Senhor nada me acontecerá

3 – Face de homem – discipular – Jesus foi o maior exemplo de relacionamento. Deu a própria vida, o seu sangue pelo resgate de muitos - “Eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade...” Jo 17.23
– Preciso ser o que sou, uma pessoa normal, uma pessoa de relacionamentos
– Jesus foi cem por cento homem. Ele sentiu todos sentimentos de homem – Hb 2.18
– Ele dormiu no barco porque estava cansado. Ele se deu o direito de descansar
– Curtir, alegrar, descansar, viver em família, ter qualidade de vida é direito seu.
– Podemos ser diferentes, mas somos normais

4 – Face de uma águia – enviar - “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...” Mt 28.19
– A águia pertence ao céu, somos um povo celestial, um povo de visões amplas, de larga compreensão
– Fomos criados para ter comunhão com Deus
– Estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais – Ef 2.6
– Ninguém conquista na terra, até que conquiste nas regiões celestiais
– A águia tem duas asas – adoração e intercessão
– Adorando subo na presença de Deus e aí intercedo
– Toda intercessão acontece nas regiões celestiais. “Orando no espírito” Ef 6.18
– Preciso aprender a fazer dos lugares celestiais a minha morada



domingo, 6 de maio de 2012

ESCALA DE DIACONIA MÊS MAIO


ESCALA DE DIACONIA MÊS MAIO

ESCALA DE DIACONIA


Mês de MAIO








SEXTA
DOMINGO
ESCALA

06
Ana/Amarildo/ Adilson
11
13
Dayse/Luigi
18
20
Odair/
25
27
Olival/Amarildo










Escala de entrega da cesta: Amarildo, Adilson e Marta