segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MUDAR A PERSPECTIVA DE VIDA ATRAVÉS DO CHAMADO


MUDAR A PERSPECTIVA DE VIDA ATRAVÉS DO CHAMADO 
Mt 4:18-22 “Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.19   E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.20   Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. 21 Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os. 22 Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.”
Perspectiva significa ponto de vista ou esperança. Quem recebe um chamado, muda radicalmente a maneira de viver e enxergar a vida, e tem um novo alvo a alcançar, que é o plano e a vontade de Deus. Sl 139.16 “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” É o motivo pelo qual fomos criados. E nesta perspectiva de Deus, nós somos: PREDESTINADOS, CHAMADOS, JUSTIFICADOS E GLORIFICADOS.  
Rm 8.30 “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.”
Nosso chamado não foi planejado quando entramos na igreja, ele é fruto do que Deus espera de nós ao sermos escolhidos para vivê-lo. 
Jo 15.16 “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”, e foi definido antes da fundação do mundo

O CHAMADO MUDA A PERSPECTIVA DA NOSSA VIDA QUANDO:
·        ANDAMOS DE ACORDO COM A NOVA VIDA CONQUISTADA POR JESUS
Fl 3.12-16 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 15 Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. 16 Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.”

Nossa vocação é viver o novo que vem através do chamado. Precisamos ter nossa alma curada e vencer os medos porque temos os livramentos de Deus. Não viveremos de paranóias ou crises, porque quem segue o  seu chamado não é doente. É preciso limpar-se dos velhos sentimentos para enxergar e conquistar novos resultados. Novas atitudes trazem novas conquistas.

·        TEMOS A VISÃO CORRETA DAQUELE QUE NOS CHAMOU 
Ef 1.18 “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos”

A experiência e busca pessoal por Jesus, nos limpa de toda imagem religiosa e distorcida ao seu respeito, e do chamado, então entendemos o que o Espírito Santo quer de nossas vidas. Com isto não seremos como Camaleão que fica da cor que precisar que vive de acordo com as circunstâncias, com as necessidades, ou com as regras do mundo, mas de acordo com o chamado.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

VIVER DE MODO DIGNO O CHAMADO



VIVER DE MODO DIGNO O CHAMADO
Textos Base: Mt 10:37-39 “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; 38 e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. 39 Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.”

Na semana passada fomos ministrados sobre recebermos o verdadeiro chamado e qual a condição que esta sobre nós, a igreja gloriosa do Senhor:

O QUE PODE NOS TIRAR A CONDIÇÃO DE DIGNIDADE DO NOSSO CHAMADO:

·        A FALTA DE COMPROMISSO

·        A INVERSÃO DE VALORES E PRIORIDADES NA NOSSA VIDA

·        A SUPERFICIALIDADE NO TRATO DAS COISAS ESPIRITUAIS

·        O DESÂNIMO CAUSADO PELA INFLUÊNCIA DO MUNDO

                        Este é o tempo da Igreja ter dignidade para andar ao lado de Jesus. Este é o tempo de você se impor contra satanás, é o tempo de ser limpo, ser santo em todo o seu proceder.
            É o tempo de você ter tudo aquilo que atrai a presença de Jesus ao teu lado. E quando o teu chamado realmente acontece você se torna digno do Senhor Jesus.

O chamado coloca o verdadeiro valor espiritual – a dignidade - dentro de nós.

Valores humanos diante do chamado, não são absolutamente nada!
Eu só posso tê-los quando o meu chamado é muito maior do que tudo isso.
Porque aí não há troca de valores, as coisas estão nos seus devidos lugares. Coloque o teu chamado no lugar certo e tenha todas as outras coisas por segundo plano na sua vida.


VIVER A DIGNIDADE DO CHAMADO É VIVER Colossenses 1:9-12:

“Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; 10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; 11 sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, 12 dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.

·        VIVER A DIGNIDADE É TER EM SI O PLENO CONHECIMENTO DA VONTADE DE DEUS
Pv 2:1-5 “Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, 2 para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, 3 e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, 4 se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, 5 então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.”


·        VIVER A DIGNIDADE É TER TODA SABEDORIA E ENTENDIMENTO ESPIRITUAL DE DEUS
Jó 28:28 “E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento.”

domingo, 15 de janeiro de 2012

VIVER O VERDADEIRO CHAMADO


VIVER O VERDADEIRO CHAMADO
Textos Base: Mt 5:18-22 -  Mc 2:14
Vemos na palavra de Deus Jesus montando a sua equipe apostólica e Ele começa a chamar homens, alguns de profissão idêntica, mas de perfis diferentes para que assim pudesse ter os seus doze apóstolos. E a cada um, Ele chama de maneira diferente. Nós vivemos o Poder deste chamado, diferentemente de algumas pessoas que tiveram apenas uma pequena experiência: Elas têm a sua vida espiritual apenas por um tempo determinado. Mas, aquele que recebeu um verdadeiro chamado, ele acaba sendo escravo deste chamado, no sentido de viver dependente dele. Porque lhe é tirado o seu livre-arbítrio humano e é colocada nele a vontade suprema do Pai, como vemos em Mateus 26:42 onde Jesus diz: “....se possível passa de mim este cálice, mas seja feita a tua vontade”
Esta vontade de Deus em nós se chama: Um Plano proveniente de um chamado, ou seja, o chamado apostólico. A palavra de Deus mostra algumas pessoas que desprezaram este chamado e colheram conseqüências terríveis.

DESPREZAR O CHAMADO DE DEUS:

1) É SER COMO GIDEÃO – NEGLIGENCIAR AS RESPONSABILIDADES RECEBIDAS;
Jz 8:22-23 “Então, os homens de Israel disseram a Gideão: Domina sobre nós, tanto tu como teu filho e o filho de teu filho, porque nos livraste do poder dos midianitas. 23  Porém Gideão lhes disse: Não dominarei sobre vós, nem tampouco meu filho dominará sobre vós; o SENHOR vos dominará.”

Gideão remontou suas deformações, perdeu o foco do seu chamado, e por isso veio uma maldição e seus filhos foram mortos.

2) É SER COMO JUDAS – DEIXAR SATANÁS CONTAMINAR O CORAÇÃO PELA AVAREZA;
Mt 26:14-16 “Então, um dos doze, chamado Judas Iscariotes, indo ter com os principais sacerdotes, propôs: 15  Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata. 16 E, desse momento em diante, buscava ele uma boa ocasião para o entregar.”

Da condição de apóstolo foi transformado em traidor, porque permitiu a contaminação imposta por Satanás. Trocou o espiritual pelo material.
           
3) É SER COMO HIMENEU E FILETO – SER REBELDE, SE LEVANTANDO CONTRA AUTORIDADE ESPIRITUAL CONSTITUÍDA POR DEUS.
2Tm 2:16-17 “Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior. 17Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto.”

Himeneu e Fileto perderam a perspectiva do chamado, deixaram de ser discípulos.
Satanás não quer que o chamado se cumpra em nossas vidas por isso tenta substituir nossas motivações no Senhor. Mas hoje estamos aqui porque Deus tem um grande chamado para todos nós. Deus esta te chamando, receba o verdadeiro chamado de Deus!!!

O VERDADEIRO CHAMADO ACONTECE QUANDO:
1) OUVIMOS A DEUS E NOS GUARDAMOS DA CONTAMINAÇÃO DAS OBRAS DA CARNE. (fofoca, a dissensão e o falatório);
I Co 5:11 “Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais.”
I Tm 6:20 “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, evitando as conversas vãs e profanas e as oposições da falsamente chamada ciência”

2) HÁ UMA VERDADEIRA ENTREGA ROMPENDO COM TODOS OS VALORES HUMANOS;
Gl 2:20 “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”

3) PASSAMOS A CAMINHAR SOMENTE NO MOVER DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS;
Jo 16:13 “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.”

QUANDO TEMOS O VERDADEIRO CHAMADO:
 LANÇAMOS FORA TODO MEDO E PARANÓIAS DESTE MUNDO
 SOMOS CURADOS DE TODAS AS ENFERMIDADES (DO CORPO, DA ALMA E DO ESPÍRITO);
 TEMOS AUTORIDADE NO NOME PODEROSO DE JESUS;
RECEBEMOS O ESPÍRITO SANTO PROMETIDO;

CHAMADO:
   Gl 2:20 “...logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” 

domingo, 8 de janeiro de 2012

A MARAVILHOSA SALVAÇÃO QUE DEUS NOS DÁ - II REIS 7:3-11


A MARAVILHOSA SALVAÇÃO QUE DEUS NOS DÁ - II REIS 7:3-11

      Façamos uma viagem no túnel do tempo -  estamos em 850 a.C., no reinado de Jorão em Israel, que vive uma situação dramática: Samaria sitiada pelo exército da Síria sob a liderança do Rei Ben-Hadade (6:24); uma grande fome leva o povo a comer cabeça de jumento com esterco de pombas (6:25); o desespero amplia e o conduz para um canibalismo inominável (6:26-29); diante do caos o rei de Israel concentra sua indignação no alvo errado – o profeta Eliseu e o Senhor (6:30-33).
         Na hora da crise precisamos ouvir a Palavra do Senhor através de seu profeta – uma palavra de esperança e de exortação (7:1-2). O foco do texto  concentra-se agora na porta de Samaria onde estão quatro homens marcados: pela mesma limitação física (4:3 “homens leprosos”); pela segregação (v. 3; Lv 13:46; Nm 5:1-4; 12:4-5 “estavam à entrada da porta”);  pela inquietação da morte iminente (v. 3 “... para que estaremos nós aqui sentados até morrermos?”); pela esperança e ousadia (v. 4 “...vamos, pois, agora, se nos deixarem viver, viveremos.....) – diante de três opções claras de morte, insistiram em sonhar com a vida; pela unidade – sofrem juntos, refletem juntos, sonham juntos e agirão sempre juntos.....

         A história da crise teve seu enredo mudado pelo Senhor de todas as crises: chegando os quatro leprosos ao arraial dos siros os não encontraram nenhum deles (v. 5),  pois o Senhor provocara nos seus ouvidos a sensação de que estavam sendo atacados por um grande exército (v.6), razão pela qual abandonaram tudo o que tinham com a esperança de pelo menos salvar as suas vidas (v. 7).

         A história da crise é a história da graça: na mesma noite (compare v. 5 com o v. 7 ) em que os leprosos impotentes, desamparados e encurralados iniciavam uma caminhada cheios de uma esperança irracional, o Senhor se antecipou e concretizou uma extraordinária salvação,  baseada exclusivamente na Sua graça e não nos méritos dos leprosos. Da mesma forma nós, marcados pela lepra do pecado e condenados à vivenciar no inferno uma morte eterna, vivendo em desespero fora da cidade celestial, querendo entrar nela mas sem saber como, fomos alcançados pelo Evangelho da graça que nos trouxe a boa nova de Jesus:

         Mas a questão seguinte e inevitável para os leprosos, bem como para nós é: ESTAMOS SALVOS, E AGORA? Os leprosos deram duas respostas a esta importande indagação e elas também devem ser as nossas....
       I – APROPRIAÇÃO: PRECISAMOS USUFRUIR DE TUDO O QUE NOS ESTÁ SENDO OFERECIDO EM CRISTO JESUS (v. 8)

 1.) Os leprosos se apropriaram de alimento, dinheiro (prata/ouro) e vestuário.....

               II – MISSÃO: PRECISAMOS LEVAR OUTRAS PESSOAS A EXPERIMENTAREM DA MESMA SALVAÇÃO QUE RECEBEMOS DE CRISTO (V. 9)
1.     Os leprosos, na medida que usufruiam das benesses da salvação miraculosa, foram sendo
2.      tomados por um sentimento (v. 9): de culpa (“não fazemos bem”),
3.       de omissão (“este é o dia de boas-novas e nós nos calamos”),
4.      de urgência (“se esperarmos até à luz da manhã, seremos tido por culpados”),
5.      de decisão (“agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do Rei”). Assim, foram à cidade e deram o grande brado de vitória aos porteiros (v. 10)

2. O Senhor coloca sobre nós o desafio da responsabilidade missionária na cidade: “teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse – não temas, pelo contrário, fala e não te cales, porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade” (At 18:9-10). Como cumprir esta responsabilidade?: tempo – “agora, pois, vamos...” (v. 9); mensagem - anunciando o que Deus em Cristo já fez e nós experimentamos – “vamos e o anunciemos...” (v. 9) “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4:20); estratégia – pequeno grupo (eles eram 4 pessoas unidas); alvo específico – aqueles que estão naturalmente mais perto -“vieram, pois,e bradaram aos porteiros da cidade...” (v. 10)...

         CONCLUSÃO

Não esqueceçam de cortar a fita da aliança de oração